quarta-feira, 22 de setembro de 2010

EPISTEMOLOGIA GENÉTICA


PRIMEIRAS CONCLUSÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA GENÉTICA





A motivação de Piaget foi um erro.Observava nas aplicações lógio-matemáticas o quanto eram interessante os erros e como à partir deles se dava o acerto, o conhecimento construído...
Segundo Piaget, o conhecimante nem é inerente ao sujeito e nem provém do meio externo, e sim da interação/ organização interna/ experiência/ adaptação ao meio.
Assim o sujeito realiza ações para poder interpretar e internalizar o objeto nas suas estruturas cognitivas. O sujeito interage com as informações e conflitos pertinentes a estas informações, modificando suas estruturas, produzindo assim o seu saber. Originando muitas outras costruções. Há que se levar em conta o ambiente sócio-econômico com todas as suas implicações.
Cabe ao professor criar momentos desafiadores, onde os alunos possam experimentar e construir, juntando percepções e ações, levando em conta os esquemas iniciais de conhecimento dos alunos, tomando como ponto de partida os significados e experiências anteriores e instrumentalizando este crescimento. O professor como articulados e motivador.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial